GEPT lança manifesto "Pela vida, por emprego, renda, pela preservação do meio ambiente e pelas liberdades democráticas"

SUBSCREVA O MANIFESTO AQUI.

Passado um ano de seu início em 2020, a pandemia do Coronavirus-19 amplia a devastação tétrica promovida pela elite econômica e operada pelo governo federal sobre a sociedade brasileira. O Brasil se tornou pária mundial, a nação com pior desempenho, batendo recordes e superando outros países em novos casos e óbitos. Com uma política do Executivo Federal de omissão intencional e de potencialização da crise sanitária, pessoas morrem internadas e nas filas de centros de saúde e de hospitais.

Além do trágico número de mortos pela Covid-19, a pandemia gera um impacto social devastador. O número de pessoas assalariadas que estão desempregadas é crescente, apontando para o risco da falta de meios de sobrevivência. Não há ocupação para as pessoas que vivem como autônomos e por conta própria. Para estes, o horizonte é a pobreza e mesmo a fome. Situação que se agrava cada vez mais diante da completa ausência de um plano de contenção da pandemia, a nível nacional. O governo federal adotou a postura de negar a existência da Covid-19, chegando ao absurdo de contribuir para sua propagação pela via de inverdades e de negação da ciência.

O sistema capitalista que opera a pandemia da saúde, a economia e a destruição do meio ambiente continua a acumular ganhos financeiros, juros da dívida pública e enquanto se achatam os salários cada vez mais. Ao mesmo tempo em que opera uma divisão desigual da distribuição das vacinas e outros insumos contra a Covid-19, na qual as populações mais ricas são privilegiadas, relegando as populações dos países pobres a segundo plano, as farmacêuticas e laboratórios aumentam seus lucros ao custo de milhões de vidas.

Assistimos logo no começo da pandemia a ação do Estado de descontar o ônus da crise sanitária e econômica nas costas dos trabalhadores, com a Medida Provisória 936, que permitiu cortes de jornada e de salário de 25%, 50% e 70% gerando uma situação de completa instabilidade do emprego e de insegurança de renda entre amplas camadas da população.

Grandes empresários e o mercado financeiro utilizam a pandemia para chantagear o País a garantir a privatização de empresas estatais e o desmonte do Estado através da reforma administrativa, como maneira de obter ganhos que jamais realizariam por meio da competição.

Tal horizonte sombrio de economia, da pandemia, do meio ambiente e da sociedade, instalou-se no país com a usurpada  presidência da República que se orienta por um projeto político de retorno à ditadura militar, cuja operação já tivemos a infeliz oportunidade  de conhecer em integralidade no período de 1964 a 1985.

A sociedade viveu, experimentou e não quer mais retornar ao passado dos horrores das prisões, das salas de torturas e do amordaçamento das liberdades.

O momento presente precisa ser entendido como uma tentativa de regressão histórica com a qual não se pode estabelecer conivências. A história e as futuras gerações cobrarão as respostas que demos neste momento de crises.

O governo Bolsonaro é o principal obstáculo para a contenção da pandemia e seus efeitos. Nesse sentido, é preciso o impedimento do Presidente da República e a convocação de eleições gerais.

As forças que lutam pela vida, pelo trabalho digno, por um meio ambiente saudável e pelas liberdades democráticas, sindicatos, partidos políticos, movimentos e associações sociais precisam construir um movimento no qual caibam o campo e a cidade e os grupos sociais que se opõem à exploração capitalista do trabalho e à ditadura. Os jovens são especialmente convocados porque o futuro a eles pertence.

MARÇO DE 2021 

ASSINAM

Grupo de Estudos e Pesquisas para o Trabalho - GEPT/ UnB.

Sadi Dal Rosso - UnB

Jales da Costa - UnB

Laura Gontijo - UnB

Jonas C L Valente - UnB 

Antonio Marques - Professor de Filosofia EM

Ângela Taberga - Universidade Federal do Tocantins

Luiz Antonio de Matos Macedo, Professor Univ. Estadual de Montes Claros

Raquel de Almeida Moraes - Professora UnB

Carlos Bauer - Professor

Rebecca Samara Fidelis de A|meida - doutoranda UnB

Raphael Lapa - Doutorando UnB

Bruna Letícia Jesus de Lima - graduanda em História

Adriana Cristina Alves do Amaral, jornalista e mestre em Comunicação Social

José Maria Nova da Costa Neto

Raphael Seabra - UnB
 
José Maria Nova da Costa Neto

Rayssa Haywani G. Da Silva - UnB

Fernando Lacerda Jr. - Universidade Federal de Goiás

Pâmela Quesia da Silva - Professora SEDF

Adolfo Silva Lago Filho - UnB

Thiago S. Melo - UNB

Edson Marcelo Hungaro FEF/UnB

Ricardo Festi - Depto de Sociologia (UnB)

Edvaldo Fernandes, Professor UniCEUB e Católica de Brasília - Advogado do Senado Federal.

Eduardo Luiz Zen - Ipea

Carlos Bauer – Professor

Adolfo Silva Lago Filho – UnB

Rayssa Haywani G. Da Silva – UnB

Edson Marcelo Hungaro FEF/UnB

Fernando Lacerda Jr. - Universidade Federal de Goiás

Thiago S. Melo – UNB

Pâmela Quesia da Silva - Professora SEDF

Célia Maria Lana da Costa Zannon. UnB Professora aposentada. 

Marilia Zannon de Andrade Figueiredo - fonoaudióloga do HSPM-SP

Jose Tirteo Zannon - aposentado 

Jas Galli - aposentado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

V Encontro Internacional Teoria do Valor Trabalho e Ciências Sociais - Teoria do Valor Trabalho e Capitalismo de Plataforma em contexto de pandemia

Relatório de projeto do coordenador do GEPT discute relação entre escolaridade e horas de trablho no Brasil e no Distrito Federal