Nosso repúdio ao assassinato de João Alberto Silveira Freitas

NOSSO REPÚDIO AO ASSASSINATO DE JOÃO ALBERTO SILVEIRA FREITAS!
A exatos 132 anos após a abolição da escravatura, as chagas decorrentes da escravidão ainda solapam a vida do povo negro no Brasil. O racismo estrutural é uma dessas chagas que ainda maculam nossa formação social. 
São indignantes os casos de racismo precedidos ou seguidos de ações violentas contra pessoas negras, seja em estabelecimentos comerciais, em particular no Carrefour; seja em outros contextos. Em 2009, seguranças dessa rede de supermercado multinacional espancaram Januário Alves de Santana na unidade de Osasco (SP), sob argumento de que o homem foi confundido com um ladrão. Em 2018, na unidade de São Bernardo do Campo (SP), Luís Carlos Gomes foi espancado porque teria aberto uma lata de cerveja dentro do supermercado. 
As vésperas do dia da Consciência Negra nos deparamos com outro episódio violento: a morte de um homem negro, espancado em um supermercado em Porto Alegre na noite de quinta-feira, dia 19 de novembro.
A violência racial contra João Alberto Silveira Freitas desencadeou uma série de protestos, o que demonstra um esgarçamento da tentativa de negar o racismo estrutural brasileiro. 
É necessário fazer um amplo debate sobre essa questão, pois não é por acaso que parte importante da população carcerária é negra, bem como a maior parte dos pobres e dos trabalhadores de menor renda. São esses sujeitos que vivem em condições mais precárias vida, para quem são negadas condições adequadas de educação, saúde e renda. 
Repudiamos veementemente qualquer tipo de racismo, em particular em relação à população negra de trabalhadores assalariados e autônomos, historicamente violentada ora pelos aparatos estatais ora pela orientações de organizações empresariais que não veem os negros ou a negras como cidadãos e cidadãs plenos ou plenas de direito e de respeito.

Brasília, 23 de novembro de 2020.


Se você deseja assinar esta carta, preencha após a carta seus dados, (adesão disponível neste link): 2020/11/nosso-repudio-ao-assassinato-de-joao.html Assinam esta moção:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

V Encontro Internacional Teoria do Valor Trabalho e Ciências Sociais - Teoria do Valor Trabalho e Capitalismo de Plataforma em contexto de pandemia

Publicado o livro "Valor e Exploração do Trabalho: Capitalismo de Plataforma e Covid-19"

GEPT lança manifesto "Pela vida, por emprego, renda, pela preservação do meio ambiente e pelas liberdades democráticas"